Porque Nasceu o CALMA

A razão fundamental que nos levou à criação de um Clube de Actividades de Lazer e Manutenção assenta na dúvida que se levantou em sabermos qual a verdadeira função que os Clubes devem ter: limitarem-se à prática de média ou alta competição, ou serem os grandes responsáveis pelo desenvolvimento desportivo local onde todos podem ter acesso?
Há algo que convém não esquecer: é importante transformar e adaptar a prática desportiva de modo a que ela possa servir efectivamente os interesses da população tomarense e responder às suas actuais necessidades. Trata-se, portanto, de construir um novo tipo de prática desportiva e, em nossa opinião, isso é possível se se partir unicamente do próprio ser humano a quem se destina e de estruturar actividades que correspondam de facto, às necessidades do seu desenvolvimento, do seu aperfeiçoamento, da sua saúde e do seu bem estar.

Isto pressupõe a necessidade de repensar toda a actividade e de criar novas formas que têm de surgir da própria iniciativa dos sócios dos Clubes. Por isso, pensamos que o primeiro passo a dar seria a criação de uma colectividade de sócios praticantes, onde a prática desportiva de todos é a principal, senão a única razão da sua existência. Por isso, e porque sabemos que a prática desportiva não está ao alcance da quase totalidade dos sócios dos Clubes Desportivos Tomarenses, o C.A.L.M.A. - Clube de Actividades de Lazer e Manutenção - tentará preencher esse vazio, certo de que não irá interferir minimamente na orgânica interna dos Clubes existentes, mas antes, contribuir para a valorização das élites com quem trabalham, através da prática aberta a todos aqueles que encontrem nas actividades físicas desportivas o prazer e o bem estar, tantas vezes negados pela agitação da vida moderna.

treinocalma3leguas

maratonanazare

PRINCÍPIOS E OBJECTIVOS

No âmbito do desenvolvimento desportivo que nos últimos anos se tem verificado em Tomar, o C.A.L.M.A., através da prática desportiva de Lazer e Manutenção, tem como objectivo principal, sensibilizar os Tomarenses, para os aspectos culturais da actividade física. Cabe, assim, ao C.A.L.M.A., actuar junto da população de modo a alertá-la, para os perigos cada vez maiores, originados pelo sedentarismo, sensibilizando-a para a prática desportiva, através de uma actividade evolutiva, no que se refere ao grau de esforço e à exigência técnica.
Deste modo, pretendemos motivar o maior número de pessoas, independentemente da idade, sexo ou recursos financeiros, para a necessidade de praticarem desporto durante toda a vida, ou, pelo menos, levá-las a exercitarem-se fisicamente. De acordo com as preocupações apontadas pelo

Conselho da Europa, através da «Carta Europeia do Desporto para Todos», o C.A.L.M.A. pretende ainda proporcionar a todos os seus associados, nomeadamente àqueles que estão mais sujeitos a uma vida sedentária e a um «stress» ocasionado pelas condições de vida e de trabalho mecanizado e monótono, a conservação de um equilíbrio físico através da satisfação das necessidades de ocupação dos tempos livres e recreação.
Só nesta perspectiva, o C.A.L.M.A. - Clube de Actividades de Lazer e Manutenção - poderá cumprir a missão que os seus sócios fundadores lhe atribuíram, lutando para que as suas modalidades não sejam transformadas em simples instrumentos de consumo, alienantes das condições de existência do próprio Homem.

A FUNDAÇÃO

A 23 de Fevereiro de 1983, realiza-se a escritura Pública de constituição do Clube de Actividades de Lazer e Manutenção – C.A.L.M.A., que iniciaria as suas actividades, legalmente instituídas, no dia 1 de Março desse ano. Presidiram à Direcção do CALMA desde a sua fundação:

  • Dr. Mário Tolda, em 1983
  • Dr. José Guerreiro, em 1984;
  • Mário Reis, de 1985 a 1988
  • Manuel Godinho, em 1989
  • Dr. José Feliciano, de 1990 a 1992
  • Dr. Costa Marques de 1993 a 1994
  • António Salgueiro, em 1995
  • Dr. Luís Neto, de 1995 a 2002
  • Eng. Vítor Fernandes, de 2003 a 2006
  • Prof. Júlia Ceríaco, de 2006 a 2010
  • Manuel Melro,de 2010 a 2013
  • Dr. Mário Tolda. de 2013 a 2015
  • Carlos Eira, desde 2015 em funções

jtcolombia2jtcolombia1